RSS

Projeto Rondon

O Projeto Rondon é uma iniciativa do governo brasileiro, coordenada pelo Ministério da Defesa, em colaboração com a Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação – MEC.Que visa desenvolver atividades sociais ,as quais trarão benefícios à comunidade local.Esse trabalho é realizado por estudantes onde eles juntos com a comunidade propagam socialmente,economicamente e culturalmente as riquezas da região.Esse procedimento é realizado em um período em torno de 15 a 20 dias,nos quais através de oficinas,palestras e eventos tem como objetivo agregar valores a sociedade regional.
Essa experiência se faz única na vida de qualquer estudante engajado em realizar atividades sociais,não é apenas um "levar conhecimentos" e sim uma troca destes.
Participamos essa semana de uma reunião referente a este projeto(projeto até então pouco conhecido),com relatos de pessoas que tiveram essa experiência impar,o que nos impulsionou a desejar também a fazer parte dessa história.Por isso desde já estamos engajadas em está presente no RONDON que será realizado em janeiro/fevereiro de 2011.

Depoimento de uma amiga que esteve presente no Rondon 2010

Muito mais que andar pelo mapa do nosso país, muito mais que perceber as angústias do povo, vivíamos a ansiedade do primeiro encontro com uma equipe ainda desconhecida e sentíamos a responsabilidade de entrar no quartel e dele sairmos como rondonistas.
Era fácil observar os vários cantos do Brasil através dos rostos, sorrisos e sonhos dos jovens universitários de diversas partes do país, lançados no verdadeiro mapa brasileiro.
Entramos nos ônibus, ansiosos pelos nossos destinos, em parte desconhecidos, e no olhar a apreensão dividia espaço com o fascínio, em estradas longas e caminhos distantes, daquele momento único.
Copacabana e Gabriela de Jorge foram trocadas pela caatinga e pelo mandacaru que floresce mesmo quando não chove no sertão, e não é que choveu...
Chegamos em Antônio Gonçalves e a beleza do “Oásis do Sertão” nos fez questionar e pensar o porquê de estarmos ali, mas o tempo e a convivência com o seu povo nos revelaram os olhares das mulheres curiosas, os sorrisos cheio de carinho das crianças, a sabedoria convidativa e alegre dos idosos, sempre dispostos a recontar a sua história, além de todos os outros tipos do lugar.
Mergulhamos, profundamente, naquela comunidade e percebemos que, mesmo onde a terra é seca, existem condições para o nascimento de relações com raízes tão profundas como as do Jequitibá e que o poder de adaptação do ser humano não tem medidas ou barreiras geográficas.
Falamos de comunicação, saúde, trabalho, direito, tecnologia, educação, meio ambiente e cultura. Na prática e na conduta de extensão diária, recebemos cada uma daquelas teorias em dobro. Sim, naqueles dias tiramos o mapa da parede e andamos pelas dificuldades, carências e experiências do nosso povo; olhamos para dentro de nós mesmos, e pudemos cristalizar os conceitos acadêmicos aprendidos; e, sobretudo, reencontramos, na realidade sertaneja, o orgulho de sermos brasileiros, de não desistir nunca, de lutar para reconstruir o nosso mapa social em favor da igualdade.
Somos gratos por ter participado desta verdadeira lição de vida e de cidadania. Agora a história é outra, afinal missão dada é missão cumprida!

Tacila Aparecida de Sousa, acadêmica do curso de letras da Universidade de Santa Cruz - UESC, que atuou no município de Antônio Gonçalves - BA, durante a operação Centro-Nordeste 2010

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários: